quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Projeto "Os 3 Porquinhos"


Em junho passado trabalhei o Projeto "Os 3 Porquinhos", as crianças amaram... Ele serviu como fonte de inspiração para introduzir o numeral 3, porém foi muito além.

Com a história tiramos lições e trabalhamos valores, enfocamos a preguiça, o companheirismo, a ajuda ao próximo, as diferenças entre o porquinho trabalhador e o preguiçoso e as consequências dos seus atos.

Promovemos pesquisas sobre os diferentes tipos de moradia, fizemos um painel com recortes de revistas e jornais sobre os diversos tipos de moradia (casa, apartamento, barracos de lona/madeira, palafitas, iglus, abordamos ainda os movimentos do sem teto e sem terra pois o pai de um dos alunos trabalha no MST.

Exploramos os cômodos de uma casa como por ex:

- Onde tomamos banho? - Onde dormimos? - Onde é feita a comida? - o que tem na sala?

Logo após montamos um gráfico com círculos de acordo com o tipo de moradia de cada criança (casa/apartamento) fizemos a análise do gráfico e registramos as descobertas.

Estudamos ainda o porco de uma maneira em geral (suas características, onde vive, o que come, o que ele nos dá, letra inicial, final, quantas letras).

Fizemos o desenho livre da história e a contagem dos 3 porquinhos, confeccionamos um porco com círculos (círculo maior e menor), as crianças coloriram o número 3 de vermelho no caça-número.

Assistimos ao vídeo da História, fizemos a encenação da história, produzimos máscaras...foi super legal!

Vou scanear algumas atividades pra vcs!!!
Ah, pra encerrar contei outra história: "A VERDADEIRA HISTÒRIA DOS 3 PORQUINHOS"

Depois deixo o projeto o projeto na integra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário