terça-feira, 27 de outubro de 2009



Como trabalhar com poesia?


• Brincar com as palavras(achar uma palavra dentro da outra)

• Reconhecer palavras que rimam

• Criar rimas

• Fazer acrósticos

• Trabalhar também o desenho (ilustrar um poema)

• Formar palavras substituindo vogais

• Explorar a diferença entre canção e poema

• Trabalhar noções do real e imaginário

• Colocar poema na ordem correta

• Montar acróstico

• Ordenação de versos

• Escrita de texto lacunado

• Criação de poema


O que a poesia nos dá?

• Ajuda a romper modos convencionais de percepção ejulgamento

• Faz com que vejamos o mundo e as pessoas com novosolhos ou descubramos novos aspectos deles.

• Pode dar-nos uma consciência mais ampla dos nossossentimentos profundos.

• Possibilita o exercício de reconhecer-se no outro elemento fundamental da arte.

• Discernimento do limite entre realidade e criação.

• Multiplicidade de gêneros poéticos (e textuais) poesia concreta, soneto, haicai, poema musical etc.Assim Assado, de Eva Furnari. São Paulo, Moderna, 1991.Ilustrações da autora.

Este livro da Eva Furnari faz parte de uma coleção quetraz como recurso central o jogo de palavras, cujo elementoconstitutivo é a quebra de expectativa.

Como se vê nasquadrinhas abaixo:


Era uma vez...

Um elefante delicado,

Levou uma bronca

Ficou emburrado.Era uma vez...

Uma velha coroca

Foi pro jardim,

Conversar com minhoca.


O mesmo tipo de recurso aparece em Você troca?, agoranos tercetos:

Você troca

Um mamão bichado

Por um bichão mimado?


Por serem breves, apoiados em rimas que facilitam amemorização, os livros de Furnari são indicados para criançasem fase de alfabetização.


EDITORA MODERNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário